Notícias

InterCement participa da Fiema 2018 e dá passo importante para o tratamento de resíduos sólidos no Rio Grande do Sul

Empresa paulista da indústria cimenteira conduziu o 1º Seminário Internacional de Resíduos Industriais e Urbanos da feira. Após o encontro, um importante grupo para a criação de um plano estadual de resíduos foi criado

Exemplo de como a Fiema Brasil é uma ótima oportunidade para a prospecção de mercado e inovação em questões ambientais, a empresa paulista InterCement esteve presente na 8ª edição da feira e coordenou o 1º Seminário Internacional de Resíduos Industriais e Urbanos. A empresa é uma das maiores indústrias de cimento do país. Na Fiema, a InterCement expôs em seu stand as características do coprocessamento, uma técnica que consiste em queimar resíduos industriais ou urbanos - pneus, óleos usados, plásticos e tintas, entre outros - em substituição aos combustíveis tradicionais, sem gerar novos resíduos nem comprometer o meio ambiente.

O coordenador de coprocessamento da InterCement, Francisco Leme, foi o responsável por conduzir o seminário que compôs a programação da Fiema 2018. Leme convidou para participar do encontro e compartilhar suas experiências dois renomados profissionais do exterior: Carlos Martins, Secretário de Estado de Meio Ambiente de Portugal, e um especialista em transformação de resíduos em energia, o finlandês Hannu Lepomaki.

A importância desse tipo de discussão que a Fiema possibilita é evidente. “Esse debate me fez repensar tudo o que a InterCement vem fazendo para ser considerada, hoje, uma referência em produção sustentável, notadamente, mas não só, no uso intenso do coprocessamento”, aponta Leme. Para ele, essa técnica é peça importante para o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades.

O título de referência na área é pelo senso visionário que a empresa possui nas questões de reaproveitamento de resíduos. “Incentivamos e criamos condições objetivas para a evolução da coleta, preparação e utilização de resíduos agrícolas industriais e urbanos. Por trás deles estão toda uma sistematização planejada e implementada de acordo com as condições objetivas em cada localidade, e que se vale do grande conhecimento técnico que a empresa acumulou ao longo dos últimos 15 anos”, considera.

Passo importante dado na Fiema 2018

Na 8ª edição da Fiema Brasil mais um passo histórico foi dado: ao final do workshop foi criado um grupo de estudos com a participação de representantes da sociedade local e especialistas de Portugal e da Finlândia para a elaboração de uma proposta de um Plano Estadual de Resíduos para o Rio Grande do Sul. A ideia é transformar o "problema" resíduo em oportunidade para o desenvolvimento. O RS produz 275 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, mas apenas 14% desse total seria suficiente para abastecer a totalidade da energia elétrica para abastecer o estado.

O fato de essa proposta ter surgido no Rio Grande do Sul é emblemático, pois foi onde a lnterCement foi pioneira na formação de parceiras na captação de resíduos agrícolas, na criação de uma planta de trituração de pneus inservíveis (no início dos anos 2000), e no incentivo a Proamb a instalar uma planta de captação e preparação de resíduos industriais próxima à unidade de Nova Santa Rita.

Contando também com o apoio da Proamb, a empresa espera seguir com essa linha de pensamento. “São essas situações que indicam nosso comprometimento com o meio ambiente, envolvendo parceiros, governos e comunidade. Temos muito pela frente, porém estamos trilhando um caminho consistente em busca de uma produção sustentável que, de resto, será um grande diferencial competitivo em curto prazo”, conclui o diretor de coprocessamento da InterCemet. 




PATROCÍNIO
PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 16 ANOS, MESMO QUE ACOMPANHADOS.
Ao participar da fiema brasil 2018, VISITANTES E EXPOSITORES estão cientes e concordam que fotografias e filmagens feitas durante o evento poderão ser utilizadas pelos organizadores para promoção do setor e do evento.
 

ALAMEDA FENAVINHO, 481
FENAVINHO - CEP 95703-364
BENTO GONÇALVES - RS

FONE: +55 (54) 3055-8700
ENTRE EM CONTATO
 
REALIZAÇÃO
Proamb
Proamb
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2017
DE 10 A 12 DE ABRIL | HORÁRIO: DAS 10H ATÉ ÀS 19H | PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 16 ANOS.