Programação estreou novo formato, ampliando debates nos dias 20, 21 e 22 de maio
Durante três dias de programação, o 6º Meeting Empresarial da Fiema Brasil reuniu 12 palestrantes e centenas de participantes em uma imersão com o tema 'Empresas resilientes: estratégias para prosperar em um mundo em transformação'. Inovação, tecnologia, sustentabilidade, ecossistema empresarial e motivação pautaram as apresentações do encontro.
Edson Lisboa, superintendente de Tecnologia do Sicoob, abriu a agenda de quinta-feira (22). Com 9 milhões de cooperados e 4.700 agências espalhadas pelo Brasil, a cooperativa de crédito registra um crescimento anual de 25% — impulsionado, em grande parte, por estratégias que colocam o cliente no centro das decisões. "Antes mesmo da chegada dos smartphones, já tínhamos uma versão online de acesso às contas. Hoje, nosso SuperApp permite mais de 300 transações financeiras. Nosso desafio é manter essas soluções tecnológicas acessíveis e funcionais para nossos clientes", explicou Lisboa, que lidera as áreas de desenvolvimento de sistemas, analytics e inteligência artificial no Sicoob.
Tecnologia também foi o eixo da palestra de Marcio Migliavaca, fundador da Rexfort Máquinas. A empresa passou a investir em dados e inteligência de mercado em 2016. Marcio destacou que os resultados são fruto de um processo contínuo: "Só em 2020 começamos a compreender de forma mais clara as informações que tínhamos em mãos. Esse trabalho levou tempo — e uma das etapas mais importantes foi concluída há apenas duas semanas, nove anos após o início de nossas pesquisas", relatou. Ele também destacou o design como ferramenta estratégica: "A Rexfort hoje fabrica máquinas com identidade visual própria. A união entre performance e estética gera valor percebido pelo cliente. O design é nossa ferramenta de posicionamento", concluiu.
Histórias que inspiram
O último dia do Meeting foi marcado por palestras com forte apelo emocional, nas quais trajetórias de vida e superação se tornaram fonte de motivação. Fabiano Feltrin, que tem carreira nas áreas empresarial, cultural e política, apresentou a palestra "Um novo mundo, uma nova vida", na qual reforçou a importância dos relacionamentos interpessoais para o sucesso. "Nosso maior patrimônio são os nossos relacionamentos. E eles precisam ser construídos com coragem e atitude, explorando o desconhecido em busca de crescimento", afirmou.
A palestra de Marquinhos Xavier, treinador da Seleção Brasileira de Futsal Masculino e sócio-proprietário da Amax Futsal, também reforçou essa perspectiva. "Hoje, o foco das empresas não é mais o resultado, e sim as pessoas. Elas redefinem propósitos e estruturas. Precisamos nos perguntar constantemente o que esperamos de nossas trajetórias e como queremos ser lembrados", provocou.
A Fiema Brasil é uma realização da ProAmb e tem o patrocínio de Autoridade Portuária de Santos, empresa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal; Badesul Agência de Fomento do Rio Grande do Sul, FINEP, Financiadora de Estudos e projetos, empresa pública, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Verdera, unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos; Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Corsan, Banrisul, BRDE, Caixa e Governo Federal, Sicoob, Prefeitura de Bento Gonçalves, Procergs, Track Capital, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Tramontina, Vivaci Soluções em Sustentabilidade, Cimento Gaúcho, Sicredi, Icatu Coopera e Sebrae.
MAIS SOBRE Fiema
O SETOR AMBIENTAL SE ENCONTRA AQUI