10/05/2023

Conhecimento e inovação fazem da Fiema Brasil central de soluções para negócios

Até esta quinta-feira (11), quando se encerra a 9ª da Fiema Brasil, muitas tecnologias em gestão ambiental ainda podem ser conferidas pelo público e, principalmente, pelas organizações que desejam fazer dessa prática um diferencial para seus negócios. Algumas delas podem ser encontradas entre as mais de 50 startups que participam, pela primeira vez, da maior feira ambiental do sul do país, que ocorre no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Uma delas é a meuResíduo, que apresenta sua proposta em gestão de dados na área de resíduos, inclusive realizando o monitoramento online do que é gerado na feira. O acompanhamento indicou que, nos dois primeiros dias, cada pessoa que esteve na Fiema gerou, em média, 250 gramas de resíduos. Até as 20h de quarta-feira (10), segundo dia de programação, o acumulado de resíduo era de 1.415kg. O setor que mais havia contribuído para os números era o da área expositiva, com 651kg. “São informações importantes também para gerar conscientização”, comenta o CEO da startup, Fabio Tusset.

O monitoramento está disponível para qualquer visitante, em telas expostas na Arena de Startups. O sistema mostra, também quanto desses resíduos foi destinado à reciclagem, quanto se produziu de material orgânico e quanto é rejeito. “O que é reciclado está indo para uma empresa fazer a triagem e posterior venda. O orgânico vai para a compostagem e o que é rejeito vai para aterro”, explica.

A agenda de conteúdos da Arena de Startups é outra das atrações do espaço. Por ali, conceitos modernos como o capitalismo consciente ganham vez e potência de disseminação. A proposta se baseia em quatro pilares – propósito maior, orientação para stakeholders, liderança consciente e cultura consciente – a fim de elevar a consciência das lideranças para práticas empresariais baseadas na geração de valor. “Tem que gerar dinheiro, claro, mas olhando para uma visão sistêmica sobre o impacto do negócio para o planeta”, disse Daniel Borelli, que falou sobre o movimento ao lado de Eliane Davila, ambos da filial gaúcha do Capitalismo Consciente. “Esse é um momento de protagonismo. Estamos criando nosso futuro hoje, e o que queremos deixar de legado para os que vêm depois”, opinou Eliane.

Nesta quinta-feira, último dia da Fiema, o público ainda terá diversas novidades para conferir. No FiemaCon, atração simultânea à área expositiva da feira com vasta programação de cunho científico, serão realizados dois seminários. Às 9h, ocorre o 1º Seminário de Construções Sustentáveis, atração inédita com os painéis Certificação e boas práticas para edificações sustentáveis; e Materiais e gestão de resíduos em construções sustentáveis. A partir das 15h30min, ocorre o 3º Seminário de Energias Renováveis, com os painéis Oportunidades na Geração Distribuída e Mercado Livre de Energia; e Descarbonização do setor elétrico. Além disso, o FiemaCon ainda traz o último dia do 7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, com apresentação de artigos acadêmicos e palestras.

Na Arena, será conhecida a startup vencedora do desafio “like a boss”. O espaço ainda terá rica grade de palestras, entre elas estão o case Conexo, unidade de negócio da Randoncorp que se tornou o ambiente de inovação mais relevante do interior gaúcho, e a aguardada conversa sobre Gestão do Amanhã e Novo Código de Cultura, protagonizada por Sandro Magaldi, coautor do best-seller “Gestão do Amanhã”.

O quê: 9ª Fiema Brasil

Quando: dia 11 de maio, das 9h às 20h

Onde: Parque de Eventos (Pavilhão E), em Bento Gonçalves

Quanto: entrada franca, mediante inscrição prévia, exceto para a programação do FiemaCon