09/05/2023

Meeting Empresarial, na Fiema Brasil, reforça caminhos para o Brasil crescer

Em um ambiente voltado à apresentação de soluções e tecnologias ambientais, a sustentabilidade, a inovação e as parcerias foram exemplificadas como caminho para o Brasil incrementar suas potencialidades a fim de ocupar seu protagonismo no mundo.

Reunindo três empresas referenciais em suas áreas de atuação – e que mostram o quanto o país pode ser ainda maior globalmente –, os líderes da Icatu Seguros, da Tetra Pak do Brasil e da JBS/Seara dividiram com a audiência do 5º Meeting Empresarial, na abertura da Fiema Brasil, em Bento Gonçalves, as direções que podem levar a nação rumo a se tornar uma potência mundial.

César Saut, vice-presidente Corporativo da Icatu Seguros, maior seguradora independente do Brasil em vida, previdência e capitalização, destacou os potenciais capazes de conduzir o Brasil nessa transformação. Para ele, o país traz no setor agropecuário e na força do cooperativismo importantes ativos para fortalecer as já destacadas capacidades do país. “Não temos que ver quem são os concorrentes, temos que ver o tamanho do mercado, ele que baliza nosso crescimento. Precisamos ter uma produção condizente com as potencialidades e o tamanho do Brasil”, disse.

Marco Dorna, presidente da Tetra Pak no Brasil, cuja operação é a terceira mais importante da multinacional sueca líder mundial no envase de alimentos, disse que não há como crescer sem sustentabilidade. “Sustentabilidade não é pilar estratégico, é nossa própria estratégia”, reforçou.

Participando de forma online, o diretor executivo de Agropecuária e Sustentabilidade da JBS/Seara, José Antônio Ribas Júnior, reforçou a importância do país na produção de alimentos para o mundo todo. “O agro é um exemplo de um Brasil que dá certo, e que muitas vezes não é visto, porque está longe das capitais e do litoral”, disse o executivo da empresa, maior produtora de proteína animal do mundo.

No bate-papo com os três gestores, conduzido pelo professor Alexandre Weiler, diretor acadêmico da Esic Business & Marketing School, eles destacaram a importância da inovação, das tecnologias e das parcerias para o Brasil crescer e citaram tendências em suas áreas. “Inovação não é mais um comportamento estático, o ciclo nasce e morre rapidamente. O que fazemos hoje não é igual ao que vamos fazer amanhã, então temos que ser humildes para desaprender e reaprender, porque não há verdades absolutas”, disse Saut.

Dorna reforçou que a sustentabilidade significa palavra de ordem no mundo produtivo. “Redução é a palavra, redução de desperdício, de água, de carbono, de custos”, comentou. Ribas destacou as pesquisas para a produção de proteínas alternativas, de olho na capacidade de manter a demanda por alimentos. “Tudo passa pelo agro, e buscamos alimento saudável e disponível, pessoas mais felizes e um planeta viável. Tudo fica mais fácil quando temos parcerias, precisamos fazer juntos, somando conhecimento para ter as soluções”, destacou.

Outro destaque da programação do Meeting Empresarial foi a participação do economista e professor Mario Weitz, consultor do Banco Mundial e também conselheiro do Fundo Monetário Internacional, por videoconferência diretamente da Espanha. Em sua fala, marcada por projeções futuras, Weitz destacou que o Brasil pode ser uma potência futura, mas tem desafios para chegar lá. “Para ser uma potência, é preciso tecnologia, educação e energia”, disse. Weitz também disse que, a largo prazo, os desafios para a economia no mundo são a sustentabilidade, o envelhecimento da população, a quarta revolução industrial e a distribuição de renda.

As contribuições do Meeting Empresarial, uma das atrações do FiemaCon, braço de conhecimento da Fiema Brasil, para inspirar organizações, foram destacadas pela coordenadora do evento, Marisa Cislaghi. “Vimos aqui exemplos de empresas responsáveis social, econômica e ambientalmente, apresentando suas expertises em gestão, inovação e sustentabilidade, o que contribui com o propósito da Proamb, entidade promotora da feira, de termos um mundo melhor para as pessoas e pessoas melhores para o mundo”, disse Marisa.

A Fiema Brasil segue até o dia 11 de maio, no Pavilhão E do Parque de Eventos. A entrada é franca, mediante cadastro no site fiema.com.br. Apenas a programação do FiemaCon necessita de ingresso.

MAIS SOBRE Fiema Fiemacon