03/05/2023

Arena de Startups, na Fiema Brasil, terá mais de 30 palestras gratuitas

Mais de 50 startups expondo, quase metade delas envolvidas em batalhas, mais de 30 palestras e incontáveis conexões. A Arena de Startups estreia como uma das atrações da Fiema Brasil, entre os dias 9 e 11 de maio, movimentando o ecossistema da inovação gaúcha em Bento Gonçalves, no Parque de Eventos.

O encontro adiciona inovação extra à maior feira ambiental do sul do país, já conhecida por seu pioneirismo em apresentar respostas sustentáveis a demandas produtivas. A jornada de transformação proposta pela Arena de Startups, realizada pela Fiema em parceria com o SebraeX – marca de inovação do Sebrae –, passará por uma série de painéis, palestras, pitchs e talks gratuitos pensados para construir vantagem competitivas aos negócios.

Os assuntos contemplam temas como ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), liderança, inovação e transformação organizacional, com conversas entre 20 minutos e uma hora de duração. Também estão agendadas apresentações de cases de empresas e de startups – veja a programação abaixo ou no link https://arenafiema.proamb.com.br. No palco, o público poderá acompanhar nomes como Sandro Magaldi, autor de 8 livros de negócios que já venderam mais de 100.000 cópias dentre eles o bestseller "Gestão do Amanhã"; Daniel Ely, Vice-presidente Executivo e COO-Chief Operating Officer de Serviços Financeiros e Digitais da RandonCorp; Alexandre Weimer, CEO @a9.performance & Cofundador @hj.conference & investidor de projetos estratégicos; Esdras Moreira, CEO na Introduce, Diretor Regional do SEPRORGS na Serra Gaúcha, por exemplo.

Na Trilha ESG (Environmental, Social and Governance), sobem ao palco convidados das empresas Dana, Mercur, Arezzo, RandonCorp, GreenThinking Project e Sistema B Brasil, abordando cases práticos dentro dos 3 pilares: Ambiental, Social e Governança. A trilha de cases de sucesso terá painéis com startups de gestão de resíduos, agronegócio, hubs de inovação, cidades inteligentes, investimentos, entre outros. A arena apresentará, também, talks falando sobre transformação digital, agilidade, inovação, inteligência artificial, entre outros.

Neste mesmo espaço, de 1 mil m², 55 startups expõem produtos e serviços direcionados à transformação no gerenciamento de negócios, oportunizando soluções em diversas áreas. Algumas delas estão envolvidas no projeto ‘gestão a vista’, onde aplicam suas soluções na gestão da Fiema, de resíduos, ESG, energia, segurança e fluxo de pessoas. Outras 24 farão parte do desafio “Like a Boss”, uma das atividades mais aguardadas da programação do evento. Na competição, elas se enfrentam para apresentar sua proposta a uma bancada de investidores. “Vamos selecionar cinco temáticas, e cada startup terá 30 segundos para defender cada um dos temas”, antecipa o head de Startups do Sebrae RS, Alcir Cardoso Meyer. Ao fim da batalha, três startups serão escolhidas como destaques da competição. Elas terão a oportunidade de disputarem a final gaúcha, que acontecerá na Gramado Summit de 2024, ao lado de outras startups selecionadas em batalhas promovidas ao longo do ano pelo SebraeX.

Além das batalhas, ocorrerão pitchs inversos, ou seja, quando as startups vão para a plateia e ouvem das empresas ou de investidores seus desafios ou outras questões relacionadas a seus negócios.

O quê: 1ª Arena de Startups, na Fiema Brasil

Quando: dias 9, 10 e 11 de maio, a partir das 9h

Onde: Pavilhão E do Parque de Eventos (Alameda Fenavinho, 481), em Bento Gonçalves Quanto: entrada franca, mediante inscrição prévia por este link ou www.fiema.com.br

Informações: (54) 3055.8710