24/06/2022

FIEMA BRASIL EVIDENCIA LAÇO ENTRE GESTÃO AMBIENTAL E INOVAÇÃO EM SUA NONA EDIÇÃO

Promovida pela Proamb, feira ocorrerá entre os dias 9 e 11 de 2023, no Parque de Eventos

Negócios e sustentabilidade precisam andar juntos. Estreitar os laços entre quem cria e quem busca soluções para essa relação é o objetivo da Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente (Fiema Brasil), organizada pela Fundação Proamb. A 9ª edição ocorrerá entre os dias 9 e 11 de maio de 2023, no Parque de Eventos, em Bento Gonçalves.

A Fiema é um dos principais eventos do sul do Brasil sobre o casamento entre sustentabilidade, inovação e mercado. A feira oferece infraestrutura, amplo espaço e instalações adequadas para empresas e instituições interessadas em apresentar soluções ambientais, tecnológicas e inovadoras em relação a resíduos, águas, efluentes, energia, construções sustentáveis, ciência e tecnologia e segurança do trabalho.

Dinâmico, o encontro prioriza a geração de negócios, a rede de relacionamento, a disseminação de conhecimento e, sobretudo, impulsionar o fluxo de informações e a troca de experiências profissionais. Após dois adiamentos, ocorridos em virtude da pandemia de Covid-19, a Fiema está confirmada para 2023 e manterá a programação de eventos técnicos, como seminários, congressos e meetings. Também segue nos planos a realização da Arena Startups, que reunirá mais de 40 empresas de inovação ligadas à temática ambiental.

Desde a primeira edição, em 2008, a Fiema já recebeu cerca de 850 expositores e quase 100 mil visitantes, oriundos dos mais diversos países. Em 2023, a feira terá como norteadores a geração de negócios e prospecção de mercado, a tecnologia e a inovação ambiental nos âmbitos nacional e internacional, além da informação, o conhecimento e a inovação de forma geral. As atividades envolvidas abordarão pontos relativos à gestão de efluentes líquidos, veículos híbridos, transporte e logística de resíduos, economia circular e máquinas e implementos para o transporte, entre outros.

Eventos técnicos

O destaque técnico dentro da programação será a FiemaCon, evento concomitante à feira. Nestes encontros, serão debatidas novas e definitivas diretrizes ambientais, dentro do contexto de contribuir tanto para a construção de um planeta melhor, quanto para garantir vantagem competitiva a empresas e organizações. Serão seis palcos simultâneos, pautados pela informação, a inovação e o conhecimento.

O 5º Meeting Empresarial tratá o tema “Gestão Brasil: Sobrevivência e Sucesso”. No encontro, serão apresentados cases de executivos e empresários, com o propósito de estimular o público a tomar as melhores decisões em relação à produtividade e à gestão sustentável. As experiências destacadas trazem soluções, com foco no mercado, nos clientes e nos resultados, que contribuem para uma sociedade melhor.

Já o 7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente tem como pauta “Meio Ambiente e Saúde - Interfaces e Soluções”, buscando saídas para a questão dos agrotóxicos, fármacos e outros micropoluentes e os reflexos deles na saúde humana e na cadeia alimentar. Com um olhar multidisciplinar, o evento se utilizará da ciência e da tecnologia para debater o equilíbrio que garante a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.

A programação segue com o 7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, abordando o tema “Soluções ambientais para a viabilidade do Agronegócio”. O palco terá como missão discutir aspectos ambientais ligados à produção primária, de forma a minimizar os impactos ambientais através da sustentabilidade. No seminário, os presentes terão contato com a legislação vigente e com tecnologias voltadas a amenizar os impactos ambientais da pecuária.

No 6º Seminário de Segurança do Trabalho, o desafio será aprofundar e atualizar o conhecimento de normas, medidas e ações de prevenção de acidentes. Sob o tema “Segurança na Indústria, na Cidade e no Campo”, o evento será oportunidade para debates, trocas de ideias e apresentação de novos conceitos e soluções para o setor.

O 3º Seminário de Energias Renováveis vem com o mote Negócios em Transformação”, debatendo produtivos e promovendo a troca de experiências sobre o atual ambiente para pesquisas, inovações e negócios em se tratando do equilíbrio entre sustentabilidade ambiental e produtividade.

Por fim, ocorre o Simpósio de Construções Sustentáveis, com o tema “Negócios e Oportunidades - Iniciativas que fazem a diferença”. Os painéis abordarão cidades inteligentes, tecnologias, gerenciamento de resíduos, gestão da água e certificações ambientais. O encontro levará informações e conhecimento para despertar nos empresários a consciência sobre os benefícios de projetar empreendimentos sustentáveis.

Novidades

Entre os acréscimos da 9ª edição da Fiema estará a Arena de Startups, com objetivo de dar visibilidade e criar oportunidades para ideias inovadoras dentro da ideia de unir meio ambiente, negócios e tecnologia. O espaço contará com área de 1000 m² para receber mais de 40 startups que irão expor suas produções, contando as próprias trajetórias de inovação em pitches diários, além de programação de talks e painéis abertos ao público.

A Arena de Startups é vista como porta aberta para a geração de negócios, por colocar soluções inovadoras ao alcance dos visitantes no intuito de lidar de forma mais inteligente com questões ambientais no ambiente corporativo. Entre os temas a serem abordados no evento, pelos expositores e pelo próprio público, que terá local de fala, estão gestão de resíduos, agronegócio, energias renováveis, construções sustentáveis, gestão de água e efluentes, logística, marketing e tecnologia.

MAIS SOBRE Institucional Fiema